Publicado em 02/06/21
Basicamente, UI Design é com o que o usuário interage no produto.
UX Design é como o usuário interage com o produto e se sente com o resultado dessa interação.
A interface do usuário é o que o usuário está tocando e olhando, e a experiência do usuário é o que o usuário está fazendo e sentindo.
A experiência do usuário está completamente localizada no físico do usuário e você pode dizer pela linguagem corporal e expressão do usuário se é bom ou ruim o UX (a experiência).
A interface, no entanto, é externa ao usuário e localizada em algum tipo de dispositivo, como um telefone celular ou computador.
De forma mais aprofundada o UX (Experiência do usuário) é um termo que abrange vários fatores, principalmente preocupados com o nível de facilidade e satisfação que uma pessoa tem ao usar um produto.
UX é colocar os usuários antes da tecnologia. O foco está sempre em criar experiências positivas, atendendo as necessidades da melhor maneira possível.
Afinal, os produtos são criados para facilitar vidas humanas, e não o contrário.
Ao aplicar métodos e práticas ao processo de design, a experiência pode ser medida, controlada, testada e refinada, com o objetivo principal de melhorar a satisfação dos usuários e atender as necessidades de um negócio.
E com maior utilidade e satisfação, aumenta o envolvimento com o produto. O que geralmente se torna em mais vendas e um resultado positivo para o negócio.
Os UX Designers são responsáveis por desenhar um produto: útil, fácil, memorável, eficaz, eficiente, desejável e prazeroso.
UI (Interface do Usuário) é focado em antecipar o que os usuários precisam fazer e garantir que a interface tenha elementos fáceis de acessar, entender e usar essas ações.
A interface do Usuário é o primeiro ponto de contato com um produto digital e seu objetivo é facilitar a comunicação do produto com os usuários. Uma interface mal projetada é como se comunicar em um idioma estrangeiro sem conhecer o idioma. Isso resulta em frustração e confusão do usuário.
Uma experiência ruim do usuário é uma das principais taxas de abandono de produtos.
Uma interface de usuário bem projetada vai agregar valor ao produto porque consequentemente cria um produto amigável onde os usuários entenderão o que terão que fazer simplesmente por abrir o produto, sem a necessidade de um manual para isso.
Gostou do que acabou de aprender?
Curta, comente e compartilhe esse conhecimento.